BRUNO CHAMOCHUMBI ENTREVISTA GUSTAVO MASSAGARDI
O varejo está encontrando novos caminhos. E o principal deles é o olhar humano. Com a construção de bom relacionamento, a criatividade das parcerias e a formação de novos perfis consumidores, os shoppings do mundo todo também perceberam a inevitável – e natural – movimentação para alcançarem bons resultados. É a transformação de marcas em pessoas.
À frente do Shopping Piracicaba, o superintendente Gustavo Massagardi trouxe sua experiência e carisma. Formado em Economia, pós-graduado em Gestão Financeira, com MBA em Controladoria pela FGV/SP, ele abriu comunicação com novos parceiros, inovou na relação com os clientes e ofereceu à cidade uma equipe jovem e gentil. Uma receita dessas só poderia gerar bons frutos. Comemorando 30 anos do centro de compras que é referência na região, Massagardi tem uma equipe antenada, com nome e sobrenome. O executivo da BR Malls está a frente do Shopping desde janeiro de 2016. Ele me recebeu para um café e a conversa foi ótima. Acompanhe!
Nesta mudanca tão grande dos hábitos de consumo, a oferta de servicos pode ser um grande trunfo para os Shoppings. Horário estendido, comodidade e outras vantagens contam nisso? Como o Shopping Piracicaba enxerga essa oportunidade? O segmento de shoppings centers tem buscado ampliar a oferta de serviços aos clientes, com objetivo de proporcionar soluções, com conforto e rapidez. Além dos serviços básicos, cada vez mais os empreendimentos oferecem diferenciais com foco na experiência do consumidor. No Shopping Piracicaba, por exemplo, somente este ano inauguramos uma barbearia, estúdio de tatuagem, estande de tiros (airsoft), play kids para as crianças, loja especializada em açaí – operações que se juntaram a serviços já existentes como Posto da Polícia Federal, casa de câmbio, agência lotérica, salão de beleza, SPA, espaços de estética entre outros.
O que o novo consumidor quer? Cada vez mais o consumidor quer, além da compra, uma experiência única e diferenciada. O cliente vem até o shopping porque considera o espaço agradável, seguro, onde ele pode se socializar, realizar suas compras, aproveitar seus momentos de lazer, isso em um ambiente climatizado, com serviços e horários diferenciados. A visita ao shopping tornou-se uma experiência completa e multidade, uma vez que nossa estrutura contempla com eficiência todas as faixas etárias. O Shopping Piracicaba mantém planejamento permanente com olhos para o futuro e as demandas dos clientes. Um bom exemplo é nosso potencial gastronômico, uma referência para a cidade e região.
O Shopping chegou aos 30 anos. E nos ultimos 5 anos a mudança foi bem drástica. A quantidade de lojas praticamente dobrou, a estrutura cresceu. Conte-nos sobre essas mudancas e seu impacto na região. Tivemos nossa expansão inaugurada em 2014, agregando 16.000 m² de ABL ao empreendimento. Atualmente temos um total de 44.000 m² de ABL e mais de 240 lojas, assumindo uma referência regional. Junto a esses indicadores, vale ressaltar a ampliação de postos de trabalho e geração de renda decorrentes da entrega da expansão. São números que nos motivam a continuam melhorando sempre, definindo mudanças e novidades.
Chegar aos 30 anos é uma grande conquista. O que vem pela frente? Este ano tivemos uma grande quantidade de novas lojas inauguradas, além de outras lojas bacanas previstas para instalarem unidades. Teremos boas novidades. Somando-se a vinda de novas lojas, concluímos as reformas de todos os sanitários do shopping original. Entregamos aos clientes um novo e mais confortável fraldário (agora contamos com dois fraldários). O atendimento do SAC também foi transferido para um novo espaço, tudo isso com foco em proporcionar um maior conforto para o nosso consumidor. Adicionalmente, atendendo a solicitação de muitos dos nossos clientes, este ano passamos a cobrar o estacionamento com tarifa única pelo período de 12 horas. Com essa iniciativa, nosso consumidor tem muito mais conforto e fica bem mais a vontade para fazer suas compras e passear pelo shopping. Também inauguramos a nossa Floresta Encantada, um lounge infantil gratuito e disponível para as crianças durante o nosso horário de funcionamento.
Um assunto de mercado muito importante. Ainda existe um tabu muito grande de que ter loja em shopping é muito caro. O mercado vem mudando muito e rapidamente. A quantidade de shoppings aumentou expressivamente nos últimos anos e os valores entre shopping e rua já não são mais tão discrepantes. Além disto, deve-se avaliar muito bem as diferenças entre ter uma loja na rua e no shopping. Ressalto como diferenciais positivos a infraestrutura, segurança, climatização, estacionamento, atendimento, fluxo de pessoas, etc. São fatores extremamente relevantes ao se tomar a decisão de onde abrir um negócio.